O Evento



A China é um país em franco desenvolvimento. Atualmente, é o grande parceiro econômico do Brasil e tem tudo para ser a nova potência mundial. O comércio brasileiro com a China cresceu de pouco mais de 700 milhões de dólares em 1989 para mais de 56 bilhões no ano passado, contra 46 bilhões dos americanos. Isso sugere que precisamos desenvolver uma nova visão sobre a China.

A China deve grande parte de seu crescimento econômico aos altos investimentos em ciência e tecnologia, que proporcionam ao país um corpo de profissionais qualificados para garantir o seu crescimento. Daqui a algum tempo, será necessário falar, como hoje é o inglês, também o idioma chinês, que já é o idioma mais falado no planeta. O mandarim é uma língua riquíssima, baseada em ideogramas, que expressam ideias, e não apenas palavras.

Para atender a forte demanda por um maior aprofundamento nos estudos sobre a China, iniciou-se a discussão para criação do Centro de Estudos da China (CEC). O CEC funcionará a partir de duas frentes distintas. A primeira frente será a de estudo da cultura chinesa como um todo. Ou seja, estudo de aspectos culturais como língua, povo, hábitos, música, cinema, dentre outros. A segunda frente será a de estudo do mercado chinês. Ou seja, estudo do ambiente de negócios e da economia chinesa, assim como identificação de oportunidades de mercado na China.

Para apresentar a proposta do Centro de Estudos da China à comunidade acadêmica da UFMG será realizado no dia 27 de outubro (quinta-feira) o evento “Conexão China”. Este contará com palestras que abordarão a cultura e a economia chinesa (ou seja, as duas frentes que serão trabalhadas no CEC).